domingo, 20 de junho de 2010

QUE LIXO É ESSE ??


Separação, Iniciativas e como deixar sua Vida mais Limpa.

Neste verão, observei em algumas cidades por onde andei a imprudência das pessoas e das prefeituras com a problemática resíduos, ou seja o nosso lixo. No Brasil, esse problema é gravíssimo, 40% dos municípios depositam seus dejetos em lixões, segundo a pesquisa de saneamento ambiental do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os depósitos poluem o solo, as águas e o ar, pois há queima espontânea do material. Uma pessoa em média produz 1,5kg de resíduos por dia, muito dele, por influencia do consumo frenético.

No entanto, para baixar estes índices e cada um fazer um pouco , é recomendado seguir os famosos três Rs, Reduzir a quantidade de resíduos, Reutilizar os materiais consumidos e Reciclar por meio de coleta seletiva. É importante entender que no momento que se compra um produto, se adquire a responsabilidade pelo descarte correto. Um dos princípios do Eco Design, é dar preferência a produtos, tecidos, materiais mais duráveis e de qualidade, minimizando o impacto ambiental.

Se o produto não pode ser trocado, revendido ou doado em Porto Alegre temos a Coleta Seletiva do Lixo. Plásticos, papel, metal e vidro, fazem parte destes materiais reciclados, sendo importante remover o resto de comidas, evitar quebrar vidros, e compactar as embalagens. Uma iniciativa muito interessante é das farmácias Panvel em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que tem como objetivo conscientizar a população a respeito do perigo do descarte incorreto de medicamentos. Estão sendo realizadas coletas de remédios vencidos, em algumas das lojas, aqui na zona sul na Panvel do Barra Shopping, do Shopping Praia de Belas e da filial da Wenceslau Escobar, 2857, entre outras espalhadas na capital. Recomenda-se não levar as caixas, que podem ser colocados no lixo seletivo, mas apenas os medicamentos vencidos, podendo levar pomadas nas bisnagas e xaropes nos próprios vidros .

O Lixo Orgânico, são restos de comidas, folhas secas, podas e papeis sujos. Sempre é valido aproveitar as sobras das refeições e até alimentar os animais. Os Trituradores não são recomendados pois contribuem para a poluição das águas nas cidades onde o esgoto não é tratado. Existe uma maneira mais sustentável para o lixo orgânico limpo (restos de comidas que não derivem de animais), folhas secas e podas podem ser depositadas em composteiras. As composteiras podem ser feitas no quintal de casa, ali são depositados esse lixo que misturado com as folhas secas e as podas, em uma semana é fornecido um composto orgânico, o qual você utiliza nas plantas do seu jardim, se por acaso em sua casa já tiver um canteiro de ervas ou horta este composto será muito bem vindo. Hoje em dia, encontramos composteiras também para apartamentos. São Paulo possui dois aterros sanitários que estão, a partir do gás metano, o qual é liberado pelo lixo orgânico, transformad na usina em energia elétrica, suprindo energia para 400 mil moradores da capital, gerando crédito de carbono e desenvolvimento sustentável.

Iniciativas positivas já estão sendo realizadas e inclusive virando Leis no Brasil. Porém, iniciativas individuais não são menos importantes, separar o lixo e reciclá-lo você mesmo é um ótimo começo, contribuindo para que este ciclo tenha sucesso. E desenvolvendo de forma sustentável e limpa nosso meio ambiente.



TEXTO SALVARTE ESCRITO PARA REVISTA PIER DE OUTONO QUE JA ESTÁ CIRCULANDO E AGREGANDO VALOR A CIDADE DE PORTO ALEGRE!!

2 comentários:

  1. O site http://www.saisdaterra.com.br esta promovendo a Campanha `` Lugar de Remédio NÃO e no Lixo ´´, promovendo o descarte consciente de Resíduo Químico.
    Evitando a contaminação do descarte do solo e água, acompanhe no link http://www.saisdaterra.com.br/infos.asp?lang=pt_BR&codigo_texto=10 , divulgue esta idéia.

    ResponderExcluir