BioDesign

PESQUISA:     MODA BIÔNICA





Artigo publicado na Revista PIER # 9 , diagramação e pesquisa SalvArte !!








PESQUISA :   COBERTURAS VIVA



Artigo publicado na Revista PIER # 9 , diagramação e pesquisa SalvArte !!




O PARAÍSO DO BAMBÚ NO SUL DO EQUADOR







ESTRUTURAS MUITO BEM FEITAS EM BAMBÚ TRATADOS EM MONTANITAS E ARREDORES, NO SUL DO EQUADOR


TELHADOS, FORROS, CASAS, VIGAS, PERGOLAS , PORTÕES E ATÉ UMA LINDA PARADA DE ÔNIBUS !! O PARAÍSO DO BAMBÚ ...






PERMACULTURA
que significa, como funciona e 8 dicas para começarmos a nos reconectar com a Natureza em meio a cidade.




Treliças amenizam o calor de Oeste e o jardim é composto de aromáticas e ervas. The EcoVillage at Curumbim, na Australia.





A Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis, planejando ecologicamente sítios, casas, jardins e produtos. Em um imenso campo de possibilidades e diversidade a transformação.
O termo Permacultura foi idealizado por dois australianos Bill Mollison e David Holmgreen que desenvolveram pesquisas de “agricultura permanente”, utilizando uma grande variedade de plantas, em especial as que produzam alimentos, e terrenos de todos os tamanhos e formação geográfica, a fim de obter entre outros aspectos a eficiência energética local, suprindo as necessidades sustentavelmente, a todos os climas e hemisférios. Eles uniram a arquitetura com biologia, agricultura com estudos de florestas e florestas com zootecnia. Os princípios da Permacultura vem do estudo da forma da natureza, aplicada para desenvolver espaços inteligentes, levando em consideração desde a ergonomia, melhor adequação ou adaptação possivel do ambiente, objetos, entre outros aos seres vivos em geral, como a utilização de recursos naturais e reciclagem para seu próprio beneficio.
Em meios urbanos devemos pensar em um desenvolvimento mais sustentável. Para isso a aplicação destes beneficios em nossas casas, pátios, terraços e sacadas torna-se uma solução econômica e prazerosa, harmonizando e construindo nosso meio ambiente valorizando o que para nós é mais importante o Planeta Terra. Assim façamos de forma divertida, chamando a família e os amigos para participar das transformações, seja tomando um chimarrão, como comentam os permacultores “se não for divertido não é sustentável”.



Como exemplo, dicas que podem ser soluções eficientes:

1. na fachada Oeste das casas é onde mais se concentra o calor no verão, como dica, aplique uma treliça com trepadeiras, fazendo com que o calor seja amenizado, aumentando o tempo de refrescância da casa, assim a energia elétrica é economizada.


2. plantar próximo a cozinha ervas, temperos (especiarias) em uma espiral de ervas que maximiza a área de plantação num pequeno espaço.

3. ter sisternas, recolher água da chuva do telhado para molhar as plantas e lavar calçadas.

4. as folhas recolhidas das árvores servem de adubo para hortas, e outras plantas.


5. plantar árvores ou bambus na parte sul como barreiras dos ventos frios como o minuano.

6. clarabóias iluminam a casa.


7. Plantar árvores frutiferas, além de aromáticas são lindas e alimentam.


8. Trocar frutas e as especiarias com vizinhos, não apenas pela generosidade, mas porque isso ajudará a disseminar a causa, pois com a curiosidade aguçada a permacultura será explicada.




Textos  adaptado desenvolvido para a colaboração da revista Pier Sul de primavera 2009 pela Clarissa Del Fabbro. Representando SalvArte D. 





ESPIRAL DE ERVAS





Canteiro desenhado pelo Permacultor Bill Molison em 1975, serve para acomodar ervas culinárias básicas, próximo ao acesso da cozinha em local ensolarado. Com diâmetro de no máximo 1,6 m e altura de 1 a 1,3 a espiral de ervas contempla aspectos como diversidade, design, microclimas, irrigação.
É importante conhecer as espécies a serem cultivadas, desta forma você poderá escolher o local apropriado para as plantas de acordo com o microclima dentro da espiral .

Materiais necessários:
- A borda de espiral poderá ser feita de pedras como a da foto, de bambu, tijolos ou materiais reciclados;
- Brita ou entulho;
- Composto ou humos;
- Mudas de diferentes ervas, temperos e chás;
- Mulche (folhas secas), cascas secas;

Com os materiais, reúna agora todos para construir a espiral, seguindo as dicas será fácil e divertido de fazer:

1 Escolha um local nivelado, de preferência perto da cozinha e ensolarado;

2 Observe o solo se argiloso ou arenoso;

3 Misture terra, areia, composto até obter um solo rico em nutrientes (Composto);

4 Desenhe um circulo no chão sem fechar com mais ou menos 1.60m de diâmetro, a espiral de foto tem 1m de diâmetro;

5 Marque o circulo com as pedras ou outro material que tenha escolhido para as bordas da espiral e comece a ergue- la.;

6 A estrutura ira mudar de acordo com o tipo de solo. Em solo argiloso como na espiral da foto a parte central é mais elevada, ao contrario em solo arenoso;

7 Os espaços entre as camadas da sua estrutura servirão de abrigo para predadores e polinizadores, portanto evite utilizar cimento e tenha cuidado na hora de empilhar o material;

8 Coloque no fundo da espiral brita ou entulho, para ajudar na drenagem e junto pedaços de madeira, para criar vida no solo através da decomposição;

9 Ponha composto ou humos na última camada;

10 Hora de Plantar: nos locais superiores mais secos e ensolarados plante as ervas oleosas e suculentas como: sálvia, lavanda, alecrim, orégano, babosa;

11 Nos locais intermediarios (entre o centro e o fundo) plante ervas de folhagens verdes como : salsa, poejo, coentro, cebolinha, mil folhas, manjericão, manjerona, confrei, capuchinha;

12 Nos Locais úmidos (fundo da espiral) plante ervas como hortelã, moranguinhos;

13 Após o plantio cubra a espiral com mulche.


Este é um elemento especial dos projetos sustentáveis que a Permacultura desenvolve, além de bonito é um canteiro inteligente que acrescenta valor as refeições diárias e necessidades.

Bibliografia : Revista Permacultura e Permaculture: A Designers Manual - Bill Molison