quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Princípios da Permacultura

O que significa, como funciona e 8 dicas para começarmos a nos reconectar com a Natureza em meio a cidade.




Treliças amenizam o calor de Oeste e o jardim é composto de aromáticas e ervas. The EcoVillage at Curumbim, na Australia.





A Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis, planejando ecologicamente sítios, casas, jardins e produtos. Em um imenso campo de possibilidades e diversidade a transformação.
O termo Permacultura foi idealizado por dois australianos Bill Mollison e David Holmgreen que desenvolveram pesquisas de “agricultura permanente”, utilizando uma grande variedade de plantas, em especial as que produzam alimentos, e terrenos de todos os tamanhos e formação geográfica, a fim de obter entre outros aspectos a eficiência energética local, suprindo as necessidades sustentavelmente, a todos os climas e hemisférios. Eles uniram a arquitetura com biologia, agricultura com estudos de florestas e florestas com zootecnia. Os princípios da Permacultura vem do estudo da forma da natureza, aplicada para desenvolver espaços inteligentes, levando em consideração desde a ergonomia, melhor adequação ou adaptação possivel do ambiente, objetos, entre outros aos seres vivos em geral, como a utilização de recursos naturais e reciclagem para seu próprio beneficio.
Em meios urbanos devemos pensar em um desenvolvimento mais sustentável. Para isso a aplicação destes beneficios em nossas casas, pátios, terraços e sacadas torna-se uma solução econômica e prazerosa, harmonizando e construindo nosso meio ambiente valorizando o que para nós é mais importante o Planeta Terra. Assim façamos de forma divertida, chamando a família e os amigos para participar das transformações, seja tomando um chimarrão, como comentam os permacultores “se não for divertido não é sustentável”.



Como exemplo, dicas que podem ser soluções eficientes:

1. na fachada Oeste das casas é onde mais se concentra o calor no verão, como dica, aplique uma treliça com trepadeiras, fazendo com que o calor seja amenizado, aumentando o tempo de refrescância da casa, assim a energia elétrica é economizada.


2. plantar próximo a cozinha ervas, temperos (especiarias) em uma espiral de ervas que maximiza a área de plantação num pequeno espaço.

3. ter sisternas, recolher água da chuva do telhado para molhar as plantas e lavar calçadas.

4. as folhas recolhidas das árvores servem de adubo para hortas, e outras plantas.


5. plantar árvores ou bambus na parte sul como barreiras dos ventos frios como o minuano.

6. clarabóias iluminam a casa.


7. Plantar árvores frutiferas, além de aromáticas são lindas e alimentam.


8. Trocar frutas e as especiarias com vizinhos, não apenas pela generosidade, mas porque isso ajudará a disseminar a causa, pois com a curiosidade aguçada a permacultura será explicada.




texto adaptado desenvolvido para a colaboração da revista Pier Sul de primavera 2009 pela Salvarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário